OCEAN” é a terceira exposição individual de Rafael Hayashi na galeria. Apresentando 11 obras de sua atual fase azul, o artista mergulha em uma desconhecida correnteza. O oceano assume para Hayashi um símbolo de imensidão, por vezes intimidador e com um final que ele ainda não consegue visualizar, mas ao mesmo tempo carrega infinitas possibilidades de descobertas de horizontes e rotas inéditas de navegação.

Conflitos entre sociedade e o indivíduo são o tema central de seus trabalhos.

É da cidade de São Paulo, onde nasceu e vive, que extrai inspiração para suas obras que retratam sua luta com a metrópole e da força que faz para não ser devorado por ela. Assim como na cidade, no oceano – nome traduzido de sua atual exposição – diariamente nascem ecossistemas inteiros independentemente do nosso conhecimento acerca de sua existência. Estes sofrem ondulações de diferentes intensidades, misturando-se, submergindo-se e até mesmo engolindo-se uns aos outros.

Na produção de suas pinturas as formas e os personagens emergem de abundantes massas de tinta. Como se pudesse moldar a tela ele esculpe com suas mãos e pedaços de tecido suas luzes, volumes e movimentos.

“…É curioso observar que o meu lado oculto por vezes transpassa a malha fina das minhas escolhas temáticas. Emergem em meio às pinturas momentos afetuosos, um abraço amoroso, uma expressão emocionada e também a tristeza. Mas na maioria das vezes eu me escondo atrás destas grandes e fortes figuras. Como se fossem muros, as pinturas fazem uma barreira entre eu e o mundo. São como carrancas e me sinto seguro atrás delas. O mundo é hostil e a arte por vezes responde também com hostilidade.” Diz Hayashi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu