ALEX SENNA

“A partir das linguagens da ilustração, dos quadrinhos e do graffiti dos anos 90, Alex Senna constrói uma narrativa lúdica, poética e de forte apelo popular. Observações das relações humanas mescladas a substratos emocionais pautam a intensa produção autoral que desenvolveu nos últimos 6 anos na cidade de São Paulo.

Signos universais extraídos do imaginário infantil – corações, pássaros, notas musicais, balões e suas variações de composição são o que parece dar cor a uma obra 90% marcada pelo uso do preto e branco. Daltônico, Senna desenvolveu traços contínuos de apenas uma cor em seus desenhos e cadernos, até o momento em que transpôs para as paredes da cidade, marcando o cenário urbano com uma visualidade simples e claramente afetiva.

O carisma de suas inúmeras personagens – sejam jovens casais namorando, senhores idosos, santas plácidas ou rapazes melancólicos – estabelecem um diálogo romântico com o observador, pois inspiram noções de sonho, subjetividade, drama e fé. Como fossem parte de uma mesma novela, fragmentada em diversos suportes, também podem facilmente ser interpretados como variações ideais da mesma personagem: o próprio artista.

Os formatos lânguidos de seus protagonistas buscam equilíbrio sobre calculadas doses de humor tragicômico. A fragilidade exposta dos momentos inventados por Senna contrastam com a dureza agressiva sugerida pela arte urbana. São Paulo, impregnada por vanguardas culturais, contrasta com a essência bucólica da cidade de origem do artista: a interiorana Orlândia. E tal qual a contraposição entre preto e branco, Alex Senna segue buscando contrastes e opostos de modo a encontrar-se em possível harmonia.”

Julia Bolliger – jornalista

Font: http://www.alexsenna.com.br/Who-is-Alex-Senna

Prints

Menu