Habilidades e o Futuro

por Aline Anzzelotti

Descobrimos uma nova maneira de viver, de estar presente onde quisermos, sem sair do lugar. Esse é um momento histórico e quem não ousar arriscar entrar nesse mundo de possibilidades infinitas, corre o risco de diminuir suas próprias possibilidades. Ainda assim, a necessidade de termos outras habilidades se fez com o tempo.

Quais suas habilidades?

GPS, BItcoin, Bluetooth, Cultura Organizacional, QR Code, Terceirização e Aplicativos. Ferramentas que surgiram e mudaram o rumo da evolução humana, mostrando que precisamos desenvolver novas habilidades para viver. Afinal, é possível viver uma vida mais livre do capitalismo sistemático que conhecemos, se estivermos conectados com as novas ideias.

De um olhar mais holístico, os tempos já haviam mudado antes da Pandemia de Covid-19, mas sabemos que depois certamente nunca mais o mundo será o mesmo. Um exemplo dessa mudança foi o início dos espaços co-working, os quais podem ser alugados por horas, a empresa faz a reunião que precisa e depois entrega a chave. Concluindo, sem aluguel mensal, sem burocracias, sem vínculos maiores.

Agora, foi comprovado também que é possível trabalhar de casa em muitos cargos. Então porque uma empresa que pode ter altos custos para manter um escritório, voltaria a esse formato? E facilitando mais ainda, o número de MEIs e PJs no modo geral, cresce a cada dia. Mas é preciso também atualizar os aplicativos do nosso cérebro, para que se adaptar a essas novas mudanças, não seja um desastre.

Teoria das Inteligências Múltiplas

Nos anos 80 Howard Gardner, professor de psicologia de Harvard, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Essa teoria serve como um guia de habilidades para o ser humano se desenvolver e desempenhar o melhor possível seu papel nas diversas áreas de sua vida. Seriam elas:

Inteligência Lógico-Matemática: diz respeito à capacidade de realizações operacionais de uma pessoa. Ou seja, operações numéricas e dedutivas.

Inteligência Linguística: está diretamente relacionada à habilidade de aprender idiomas variados. Além disso, também está ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, como a comunicação interpessoal, por exemplo.

Inteligência Espacial: essa diz respeito à capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.

Inteligência Físico-Cinestésica: podemos entendê-la como uma “inteligência corporal”. Está relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução de algo. Vai desde montar um brinquedo até contribuir na construção de um carro ou uma casa.

Inteligência Interpessoal: está ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.

Inteligência Intrapessoal: diretamente ligada ao desenvolvimento de uma compreensão de si. Essa é a inteligência que é trabalhada para se conhecer e poder agir para alcançar objetivos pessoais.

Inteligência Musical: é o que muitos chamam de talento musical. É aquela aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.

Inteligência Natural: aquela que está relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.

Inteligência Existencial: ligada a reflexão sobre temas que estão presentes na nossa vida.

Nossas habilidades também precisam de atualização

Essa teoria fez e faz muito sentido, devido aos desafios que a vida traz. Porém, a vida atual, demanda um acréscimo nessa teoria, que foi feito por Murilo Gun, expert no assunto. Assim, ele conta que para tirar o melhor proveito da vida hoje, as 5 habilidades mais importantes seriam:

  • Interpessoal: citada acima.
  • Intrapessoal: citada acima.
  • Interatificial: uma dinâmica de conhecimento do mundo digital, como um curso básico para saber um pouco sobre tecnologia e ciência.
  • Criativa: Nenhuma máquina pode substituir a criatividade humana. Então para quem desenvolve sua criatividade, o futuro é bem promissor, garantido pela grande habilidade de resolver problemas de novas maneiras e desenvolver novas ideias.
  • Aprendedora-Educadora: os adultos precisam continuar a ser educados e para isso é necessário desenvolver uma mentalidade “Shoshin” que quer dizer “mente de principiante” termo usado nas artes marciais. Dizer “já sei” nunca mais, sempre existe algo a se aprender. Logo, tão importante é a capacidade de educar, mesmo que não tenha filhos, todos nós somos educadores a toda hora.

Nenhum ser humano pode ser definido ou limitado, mas para que isso não ocorra, é importante buscar evoluir e usar das ferramentas que estão disponíveis para isso. Dessa forma, saber um pouco de tudo parece inteligente, ninguém precisa ser cientista se não quiser, mas saber como as coisas funcionam agrega em nosso repertório e traz mais ferramentas para a criatividade poder usar.

Uma dica para quem se interessa, é dar uma nota a si mesmo nas habilidades citadas e ver como você se sai. Investir no auto desenvolvimento traz muitos benefícios e as vezes só precisamos investir um pouco de tempo.

A arte é estimulo para a criatividade

A arte é um dos maiores estímulos a criatividade, que é uma habilidade especial e valorosa. Ela faz o cérebro ter que fazer novas conexões neurais, criando novas possibilidades de pensamento no cérebro e quando novas conexões surgem, podem surgir também grandes ideias. Ou seja, infinitas possibilidade.

Semana A7MA

Para falar de arte e trazer suas visões, essa semana é a semana de dois grandes artistas da galeria, Felipe Ikehara e Enivo. Acompanhe no nosso Instagram uma programação exclusiva com eles, incluindo série, live e leilão de obra feita ao vivo. Portanto, não esqueça de nos seguir na rede @a7magaleria e acompanhar nossa programação.

Por último, agora em nosso site, o Tour Virtual 360° pela galeria, com detalhes e acesso a compra de todas as obras do acervo. , ter acesso a tudo, sem sair de casa.
https://a7ma.art.br/arte/nova-a7ma/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu