“OCEANO” é a terceira exposição individual de Rafael Hayashi na galeria. Apresentando 11 obras de sua atual fase azul, o artista mergulha em uma desconhecida correnteza. O oceano assume para Hayashi um símbolo de imensidão, por vezes intimidador e com um final que ele ainda não consegue visualizar, mas ao mesmo tempo carrega infinitas possibilidades de descobertas de horizontes e rotas inéditas de navegação.
Conflitos entre sociedade e o indivíduo são o tema central de seus trabalhos.
É da cidade de São Paulo, onde nasceu e vive, que extrai inspiração para suas obras que retratam sua luta com a metrópole e da força que faz para não ser devorado por ela. Assim como na cidade, no oceano – nome traduzido de sua atual exposição – diariamente nascem ecossistemas inteiros independentemente do nosso conhecimento acerca de sua existência. Estes sofrem ondulações de diferentes intensidades, misturando-se, submergindo-se e até mesmo engolindo-se uns aos outros.
Na produção de suas pinturas as formas e os personagens emergem de abundantes massas de tinta. Como se pudesse moldar a tela ele esculpe com suas mãos e pedaços de tecido suas luzes, volumes e movimentos.
“…É curioso observar que o meu lado oculto por vezes transpassa a malha fina das minhas escolhas temáticas. Emergem em meio às pinturas momentos afetuosos, um abraço amoroso, uma expressão emocionada e também a tristeza. Mas na maioria das vezes eu me escondo atrás destas grandes e fortes figuras. Como se fossem muros, as pinturas fazem uma barreira entre eu e o mundo. São como carrancas e me sinto seguro atrás delas. O mundo é hostil e a arte por vezes responde também com hostilidade.” Diz Hayashi