ENIGMA - Tché Ruggi

[vc_single_image image=”9633″ img_size=”full” img_link_large=”” img_link_new_tab=””]

Em 2004, Tché visitou uma casa em ruínas. O limo e a ação agressiva da natureza sobre os restos da antiga construção pare- ciam dar o recado: não pinte aqui. No espaço em que dentro e fora dispunham-se num jogo de xadrez, o céu fazia parte do teto e a ter- ra comungava com o chão, ficou o artista a aguardar algum sinal. O pôr-do-sol veio tocar as janelas desfeitas, cortar-se pelos vidros que- brados e incidiu sua própria pintura de luz e sombra sobre os pla- nos. Como um acontecimento invisível a desenhar nas paredes para chamar a noite.

A partir deste dia, a geometria dos recortes projetados pela luz – pequenos triângulos, formas pontiagudas, ondas duras, cortes secos – tornariam-se matéria-prima para um processo artístico. Tché ado- tou os fragmentos desta resposta misteriosa para destilá-lo pouco a pouco em seu repertório, fosse fundindo em ferro, sobrepondo cama- das, pressionando em tinta, magnetizando campos. Construiu o enig- ma de uma pirâmide impossível.

Esta é uma história de recorrências. Que não veio do graffiti, de uma formação, mas da arquitetura da cidade e da vontade de contra- cenar com ela. Que não veio de uma religião, de uma doutrina, mas do trânsito entre o material e o espiritual e a fusão destes planos em revelações. Que não veio da geometria, da matemática, mas da in- fluência selvagem da natureza. Que apenas não veio. Talvez esteja por vir.

Na exposição ENIGMA, Tché confronta o visitante com uma ex- periência que pode ser reveladora. Labirintos de pirâmides, insta- lações pendulares, pinturas e campos imantados compõem um am- biente místico. Peças de ferro afiadas contrastam com a suavidade do piso, peso e leveza, cores e penumbra, compartimentos abertos e fechados. Um convite que acolhe e intriga.

Julia Bolliger Murari

[vc_separator]
[vc_separator]
[vc_separator]
[vc_separator]
Entrada anterior
Espectáculo emergente de Ozi
Entrada siguiente
Descanso contemporáneo de Tché Ruggi

Sin resultados.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor, introduce una dirección de correo válida.
You need to agree with the terms to proceed

La moderación de comentarios está activada. Su comentario podría tardar cierto tiempo en aparecer.

Menú
Moneda
YO REuro
es_MXSpanish