5 dicas para ampliar seu reconhecimento

por Aline Anzzelotti


Sendo uma galeria de arte, estamos sempre procurando maneiras de compartilhar e expandir o alcance dos nossos artistas. Então porque não compartilhar algumas dicas do que funciona para nós com nossa comunidade. Assim, quem sabe ajuda quem está começando, vale experimentar algumas dessas alternativas e quem sabe dar um up na carreira.

O mercado da arte é tão frio como qualquer outro, e sabemos que não é fácil ter reconhecimento. Mas a vida moderna proporciona mais autonomia aos artistas contemporâneos, que não dependem mais exclusivamente de terceiros para mostrarem sua arte.

Fazer com que sua arte alcance o público ideal e possíveis compradores é muito importante para ter sucesso. Se o artista não se esforça nessa missão, é muito difícil encontrar alguém que fará por ele. Então é importante ter ideias de como promover o próprio trabalho.

Reunimos algumas dicas, inclusive de alguns artistas bem grandes, que aplicamos na nossa própria cultura e que funcionam muito. Anota ai:

1 – Não tenha medo de compartilhar sua história

Se quer chamar atenção de possíveis compradores, faça uma biografia forte. Não tenha receio de compartilhar sua história, o desenvolvimento da sua arte e sua bagagem. Pessoas se identificam com pessoas, buscam o lado humano por trás das expressões e é isso que gera interesse. Também é importante expressar e mostrar o que você quer com sua arte e o que ela representa no mundo. Logo, é isso que trás autenticidade para as obras e é o valor humano que agrega valor a sua arte.

2- Participe de organizações de arte

Essa é uma dica de Andy Warhol. Assim, vale considerar de quem se envolvia com vários artistas e organizações e também acabava até ajudando muitos artistas. O homem não é uma ilha e hoje em dia muito menos. Ter uma grande rede de contatos, parceiros e estar sempre ligado no que acontece, amplia as ideias e oportunidades. Se possível, não se feche. Assim, os caminhos são mais fluidos para que sua arte se propague e possíveis apoiadores venham contribuir com o alcance do seu trabalho.

3- Entrar em concursos de arte

Primeiramente, entrar em um concurso não necessariamente quer dizer ganhar. A ideia aqui é muito mais se envolver e ter ideias do que levar um prêmio. Mas, claro que se ganhar está valendo também. Mas os concursos podem trazer feedbacks e ideias para o artista, contribuindo para sua evolução. Assim, é legal estar presente nesses movimentos e estar atento as tendências e ao que acontece. Antigamente, os artistas se conheciam e criavam movimentos por se envolver nesse tipo de eventos. E para muitos deu muito certo, porque não daria para você?

4- Compartilhe sua arte na internet sem medo de ser feliz

Assim como Banksy nos ensinou, compartilhe sua arte. Podem falar bem ou mal, mas falam dele. Esse é um exemplo de artista que não precisou de galerias ou curadores ou grupos elitistas para ditarem o que a arte dele era ou não. Isso porque ele embora esconda sua personalidade, não deixa de divulgar aos quatro cantos do mundo o que ele faz por ai. Cada nova arte precisa ser compartilhada e mais interessante se tiver sua história de criação. Contar sobre exposições, sobre intervenções que anda fazendo por ai, murais e ações sociais também são importantes e fazem muita diferença. Se abra para o mundo e caminhe junto com ele.

5- Apoie e compartilhe outros artistas

Por último, mas não menos importante. Ao invés de ver um concorrente em cada artista, que tal apoiar o colega e assim criar uma rede colaborativa do bem? Percebe-se hoje em dia que quanto mais os artistas se unem e se apoiam, mais crescem e são reconhecidos. Você gosta da arte de alguém? Porque não compartilhar também? Assim, a rede desse artista se junta com sua rede e a sua com a dele e os dois podem crescer e ampliar. Grandes artistas não tem medo da concorrência, na maioria eles tem é visão de arte e acabam querendo se unir ou mesmo aprender algo novo. Pessoas precisam de pessoas.

Gostou das dicas? Mas, elas são pra praticar, não só pra ler. É fato comprovado de que se forem aplicadas trazem resultados muito positivos, tanto como divulgação e alcance da arte como de se envolver no meio artístico e evoluir fazendo parte dele.

Boa Sorte!

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu
Moeda
EUREuro
pt_BRPortuguese