A Vibração das Cores

A vibração das cores por Aline Anzzelotti

Tanto na Cromoterapia ou mesmo no marketing, a vibração das cores é explorada como uma ferramenta de auxílio para o ser humano. Mas na pintura as cores não necessariamente tem essa intenção de indução ou cura, porém isso não inibi o efeito delas através da arte

É possível receber o benefício da vibração das cores de várias maneiras como nos alimentos, nas luzes, na mentalização e nos cristais. Ainda, na arte com certeza essa intenção tem muito significado, afinal a própria arte já é uma terapia.

Comprar uma obra de arte com uma vibração especial que você quer que um cômodo tenha pode ser algo muito valoroso. Ou ainda para os artistas pode ser interessante explorar essa ideia além da estética, com um olhar mais holístico.

Existem muitas ferramentas no mundo para nos auxiliar a viver a melhor vida que pudermos, e a que tudo indica, as cores tem esse potencial e já fizeram muito bem a um numero significativo de pessoas.

Assim, mostramos aqui o significado das cores, tanto no campo físico como no psicológico do ser humano. São tantos benefícios que vão te surpreender.

Vermelho

Vibração no físico:
O vermelho é uma cor primária com propriedades estimulantes que, quando usada convenientemente, ativa os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Vibração no psicológico:
Paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, fome, revolução, “pare”

Laranja

“Portal”
Jerry Batista

Vibração no físico
Aumenta a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireoide e o crescimento dos ossos, produzindo energia que se espalha pelo corpo.

Vibração no psicológico:
Estimula força, euforia, alegria, coragem, sexualidade, autoestima, ânimo, criatividade e confiança.

Amarelo

Vibração no físico:
Primeiramente indicado para casos de verminoses, favorece a redução dos parasitas que habitam a flora intestinal, uma ótima cor para quem tem diabetes. Auxilia na eliminação de muco por se tratar de uma cor com efeito expectorante. Contribui para o bom funcionamento do intestino grosso, manchas de pele, cravos, espinhas e outras afecções da pele.

Vibração no psicológico:
Ajuda a expressar opiniões, realizar desejos, medo de mudança, dificuldade de socialização, falta de memória e dispersão, Desenvolve a reciprocidade, a coragem, a alegria e estimula o pensamento, a fala e a memória. Símbolo da iluminação divina, estimula os dons espirituais e a mediunidade. Melhora também a criatividade, ótima para exercícios de autoconhecimento.

Verde

Vibração no físico:
Promove limpeza orgânica, é antisséptica, bactericida, germicida e é depurativa. Também, regula as glândulas endócrinas, melhora o ritmo cardíaco, pressão arterial e problemas digestivos e respiratórios. Favorece a cicatrização.

Vibração no psicológico:
Indicado para estresse, cansaço, desvitalização, mágoas, ressentimentos, irritação, ansiedade e insônia. Combate o medo de amar e se relacionar, auxilia no relaxamento dos músculos, bem estar, confiança, amor próprio e autoestima.

Azul

Vibração no físico:
Uma cor extremamente terapêutica, colabora com a regeneração dos tecidos e favorecimento de recuperação, promove relaxamento corporal e ainda, indicada para qualquer tipo de dor. Purificadora, contrai as artérias do corpo, assim diminuindo a pressão arterial. Também, atua positivamente no sangue, construindo a vitalidade e favorecendo a coagulação sanguínea. Fortalece as paredes do intestino grosso e propicia no intestino delgado a boa absorção de nutrientes. Ameniza as contrações uterinas podendo ser usada em momento de cólicas menstruais. Ainda, favorece no período de gestação, uma ótima opção para aqueles momentos de náuseas e vômitos por diminuir os movimentos peristálticos.

Vibração no psicológico:
Proporciona paz, serenidade, aquieta a mente, reduz tensão e auxilia o controle da mente. Também, padrões obsessivos de pensamento, equilíbrio emocional, desperta sinceridade, companheirismo, gratidão. Ao despertar a fé promove quietude interior e altruísmo.

Índigo

Vibração no físico:
Ao contrário do azul, o índigo vai acalmar sem deixar a pessoa apática. Vai promover a boa visão e regeneração das células, exerce também benefícios aos ouvidos, tímpanos e labirinto contribuindo para a plena saúde destes órgãos. Energiza a glândula hipófise regulando os hormônios na corrente sanguínea, o índigo atua positivamente sobre o sistema linfático. Equilíbrio dos líquidos no corpo. Pode ser usado em processos inflamatórios também.

Vibração no psicológico:
Estimula a intuição, ajuda a eliminar medos e inibição. Ainda, ajuda a ter novas ideias e livrar-se de pensamentos negativos. Também, amplia o mental permitindo compreender de forma ampla as situações ao redor, desperta nossa consciência a níveis elevados.

Violeta

“Carne de Caju”
Eveline Sin / Sinhá

Vibração no físico:
Energiza a glândula Pineal localizada no centro da cabeça. Fisicamente ela produz o hormônio melatonina, no âmbito energético e metafísico representa o centro da compreensão espiritual e percepção extrassensorial abrindo nossos canais de inspiração e intuição. Possui ação terapêutica no sistema nervoso central, mantém o bom funcionamento da memória, raciocínio e coordenação motora. Fortalece nosso sistema imunológico por atuar energizando os glóbulos brancos (nossos soldados de defesa) evitando ataques de vírus, bactérias, fungos e outros intrusos.

Vibração no psicológico:
Acalma o coração e a mente. Aumenta a concentração e o poder de meditação. Possui efeito curativo sobre todas as formas de neuroses. Transmuta energias e padrões de comportamentos, dissipando forças energéticas negativas.

Outras cores simplificadas

Ainda, existem outras cores que não são usadas na cromoterapia propriamente, mas que são estudadas em outros campos como o marketing.

Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.
Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.
Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Para absorver esses benefícios:
– Luzes artificiais
– Meditação e visualização das cores
– Utilizar roupas com cores relacionadas
– Aproveitar de alimentos nas colorações desejadas
– Utilizar cristais nas cores correspondentes ao que precisar
– Pinturas

São muitos os benefícios das cores e existem estudos muito aprofundados sobre que vale a pesquisa para quem se interessa. Assim, é importante entender que as cores trazem uma vibração que auxilia nos processos, mas que não podem ser consideradas curativas. A medicina convencional ainda é a terapia mais eficaz no tratamento de doenças, e terapias alternativas podem ser complementares, mas nunca usadas como únicas, principalmente em casos graves de doenças. Sempre procure um médico devidamente credenciado.

Quer aproveitas tudo isso com arte? Visite nosso shop online, navegue por nosso acervo, veja nossos artistas e aproveite para ter uma casa cheia de cores que tragam exatamente aquilo que você deseja.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu