Curiosidades do mundo da arte
por Aline Anzzelotti
Curiosidades sobre arte nem sempre são sobre técnicas e perspectivas. As vezes um único quadro, pode já ter vivido inúmeras aventuras ao longo dos anos. Assim, a arte nunca deixa de nos surpreender. As obras de arte antigas possuem muitos simbolismos e na maioria das vezes, tudo tem um porque.
A7MA separou alguns fatos sobre arte bem interessantes, que podem surpreender
1 A arte nas Olimpíadas

A princípio, entre 1912 e 1948, as Olimpíadas não eram apenas sobre corpos e exames antidoping. Escultura, literatura, música e arquitetura, também entraram na concorrência devido a ideia do responsável pelo evento naqueles anos. Baron Pierre de Coubertin, era fascinado pela ideia de que um grande Olímpico seria um bom artista e esportista. Graças a ele, algumas boas medalhas foram conquistadas pelas artes naquele período.
2 Caixa Postal para Monalisa no Louvre

Se não a mulher mais famosa do mundo, com certeza entre elas, Monalisa ou La Gioconda, mesmo tendo lá sua idade, ainda arrebata muitos corações. Desde 1815, quando a obra chegou ao Museu do Louvre, a donzela recebe inúmeras cartas de amor e até flores. Assim, são tantas, que o museu criou uma caixa postal exclusiva para ela. Será que tem e-mail também?
3 O disco de Newton

Newton descobriu que a luz branca do sol, era composta pelas cores do arco-íris, muito antes do que se imagina. Logo depois Sir Isaac Newton inventou a roda de cores, em 1706 refratando a luz solar branca em suas seis cores. A percepção de que somente a luz era responsável pela cor era radical, e a roda se mostrou especialmente útil para os artistas, que agora podiam observar facilmente a complementação de cor mais eficaz.
4 Pablo do que?

Embora seja conhecido como Pablo Ruiz Picasso, nome dado por ele mesmo, o artista escondia muito mais. Afinal, seu verdadeiro nome era Pablo Diego José de Paula Juan Nepomuceno dos Remédios Cipriano da Santíssima Trindade Ruiz e Picasso. Quem já decorou?
5 Pegadinha do Banksy

Banksy
Banksy, o artista mais rebelde da nossa geração, já aprontou muito por ai. Grudou na parede do Tate Modern em Londres, uma obra de arte que encontrou sem assinatura, e pintou fitas como as de cenas de crime nelas. Enfim, algumas horas depois a obra acabou caindo no chão e sendo descoberta. Também, não podemos esquecer de quando uma obra em leilão do artista, assim que foi arrematada, se auto destruiu em frente a todos os participantes do leilão. Gênio ou maluco?
E para saber sobre nossos artistas incríveis, fazer nosso Tour 360° Virtual e navegar pelo nosso acervo, confira tudo navegando em nosso site.