A Geometria Sagrada

por Aline Anzzelotti


A Geometria Sagrada e o significado de suas formas é estudada e é impossível ignorar as formas que encontramos na natureza. Assim, elas trazem a percepção de que tudo que conhecemos foi desenhado pela mesma mão e conecta tudo em nosso planeta.

Na arte, há muitos anos é uma referência, tanto na arquitetura como na pintura. Muitas formas são associadas a símbolos sagrados. Também, igrejas, templos, sinagogas e inúmeros sítios religiosos, tem como estrutura presente as formas geométricas.

O artista Thé Ruggi, que apresenta a exposição “Paisagens Digitais” na A7MA, tem como sua marca registrada a perspectiva geométrica. Ainda, misturando com suas referências geológicas, podemos decodificar histórias e paisagens.

Na natureza, o fractal é descoberto desde a folha de uma árvore até o código genético humano. Como se tudo fosse se desenvolvendo a partir de uma espiral natural de criação. Plutarco uma vez citou: “Platão disse que Deus geometriza continuamente”

Também, por trás das formas, está a matemática. Os cálculos perfeitos constroem esses padrões que para alguns filósofos e matemáticos antigos, simbolizam o divino. Galileu Galilei dizia que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escrever o universo.

Então, que tal descobrir alguns significados das formas mais presentes em nossas vidas? A Geometria Sagrada e o significado de suas formas

Triângulo

Em primeiro lugar, os maias e os egípcios tinham na arquitetura essa forma de maneira predominante. Construídas para ser templo dos mortos no Egito e para representar calendários e estações para os Maias. Além disso, o triângulo representa a trindade nas culturas cristã, hindu, babilônica e egípcia.

Círculo

O círculo tem outra conotação, dando um senso de infinito, é ligado a ideia de completude e perfeição. Nenhuma outra forma tem proporções tão perfeitas em um único fluxo. Assim o círculo é sempre colocado como uma forma muito próxima a Deus.

Poliedros de Platão

Sólidos ou Poliedros de Platão

Platão desenvolveu a teoria das formas que representavam os elementos da natureza e relacionando com a criação do universo. Assim, denominou cinco formas com os lados e arestas iguais.

Cubo de Metatron

Cubo de Metatron

Dizem que é a junção da dos poliedros da Flor da Vida e os Sólidos de Platão. É considerado sagrado também por estar associado ao Arcanjo Metatron, citado consideravelmente nos textos judaicos-islâmicos e no cristianismo. Nos textos dizem que ele é um arcanjo muito poderoso, como uma ponte entre o divino. Assim, seu cubo representa a conexão do humano com o sagrado.

Flor da Vida

Flor da Vida

A mandala é muito conhecida, representa o universo com sua forma em circulo perfeito e seus elementos geométricos no interior representando o cosmos. A flor da vida é o principal símbolo da geometria sagrada, e suas primeiras representações foram com os egípcios no templo de Osíris. Assim, é conhecido como a chave para a decodificação de toda a criação, o ciclo da vida.

Escolhendo arte geométrica

A geometria é muito abordada na arte e como a arte conversa com os ambientes e trás uma afirmação de estilo, pode ser valioso saber as simbologias para que elas combinem não só com os ambientes, mas também com as personalidades.

Atualmente, nenhum outro artista domina tanto as formas geométricas quando o artista Tché Ruggi e para os fãs dessa simbologia e da arte, suas obras são imperdíveis. Veja clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu