Arte-Terapia Cura

Através da arte, é possível restaurar e aliviar o processo de pessoas doentes. A afirmação de que a arte-terapia cura pode ser forte demais, porém, já é comprovado seu efeito positivo em pacientes em tratamento ou recuperação. Assim, concluímos que arte não é só adoração, mas também um agente ativo que dialoga com o ser humano.

Encarar uma doença ou qualquer problema de saúde, não traz somente reflexos no físico, mas também no emocional do paciente. Ele pode perder sua auto estima, fé, e confiança. Ainda mais, o doente pode ter problemas com suas emoções e sentir problemas com sua identidade. Ainda, podem apresentar problemas no modo de vida, e na capacidade de realizar atividades do cotidiano e com as pessoas.

Para alguns, esse é um período de grandes reflexões, que podem envolver sentimentos de tristeza ou perda. Entretanto, para outros pode ser um período que traga uma vontade maior de estar envolvido com a vida, trazendo mais vontade de ser social e criativo.

Programa de cura através da arte já existe

O Sistema de Saúde Montefiore, do Albert Einstein College of Medicine em Nova Iorque nos Estados Unidos, é um grande exemplo desse tema. Foi desenvolvido um programa de cura com arte, o “Healing Arts Program”. Esse projeto, de acordo com o portal US News, tem sido uma ferramenta poderosa na cura de pacientes.

Estudos mostram que o exercício de qualquer processo criativo, tem grande efeito no bem-estar, cura e melhora da saúde. Nesse sentido, se você faz um desenho, pintura ou mesmo uma colagem, e observa a arte, ela acaba equilibrando a química cerebral do indivíduo, criando um ambiente interno mais propício para a restauração da saúde.

Segundo estudos sobre a questão, a arte-terapia cura e pode auxiliar nos sentidos e ainda:

  • Expressão de emoções e pensamentos difíceis de serem exteriorizados em palavras.
  • Controlar e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
  • Trazer mais calma e relaxamento, que resulta em maior felicidade.
  • Maior conexão consigo mesmo.
  • Entender um maior significado em experiências de vida.
  • Lidar com perda e dor.
  • Fazer novas conexões com pessoas.
  • Mudar o foco do paciente da dor para atividades reconfortantes, divertidas e agradáveis.
  • A criação de algo único que traz uma sensação de prazer e realização.

As artes aplicadas no programa incluem: música, dança, poesia, pintura. Assim, essas atividades proporcionam expressão artística com a consciência psicológica e são normalmente conduzidas or um profissional licenciado em artes criativas.

Esse programa é aplicado em pacientes oncológicos adultos e são oferecidas variadas atividades, enquanto eles recebem tratamento de quimioterapia. Usam pintura, colagem, desenho e ainda podem envolver membros da família do paciente.

Relato de um paciente

“S. está se sentindo muito infeliz hoje e fala comigo sobre como ela está frustrada com sua
situação de saúde. Acabei de ouvir. Logo depois, eu trago os meus materiais de arte e
convido ela a experimentar um projeto de pintura. Ela está interessada. Ela faz duas pinturas. Imediatamente, a paciente quer mais!


“Sua enfermeira entra e parece feliz em vê-la tão envolvida. Sua conversa agora se desloca para o
que é importante para ela e o que a faz continuar. Logo, ela quer fazer uma pintura em tela usando uma
técnica especial que eu mostrei a ela. Ela pinta toda tela se divertindo, e então vai para o papel e borracha. Agora ela está falando positivamente. Continua a trabalhar em projetos de arte por mais duas horas, então olhamos para sua pintura juntos. Ela adora. Concluindo, ela me agradece profundamente e comenta sobre como o humor dela foi totalmente mudado e quanto melhor ela se sente”.

Ideias simples para trazer a arte para sua vida

Embora muitas pessoas não se vejam criativas, não é necessário ter nenhuma habilidade pessoal para praticar arte-terapia por conta própria. Enfim, muitas vezes é preferível não saber como fazer, e seguir da maneira mais conveniente para si.

Existem terapeutas licenciados e credenciados que aplicam esse tipo de terapia e também muitas instituições de saúde a oferecem. Da mesma forma, há também outros tipos de terapias alternativas, como meditação, acupuntura, heike, entre outras.

Por fim, independente da arte escolhida, o processo criativo em si promove o bem-estar. a saúde e favorece a cura.

Relaxe e descontraia

Que tal só rabiscar com lápis ou caneta, deixar fluir o que vier sem criar uma obrigação de seguir algum estilo ou técnica específicos. Igualmente, atividades repetitivas como tricô, moldar argila ou aperfeiçoar diferentes formas de dar nó em cordas também são uma boa opção.

Livre pensador

Escrever também pode ser revelador. Apenas você e uma página em branco podem trazer mais informação sobre si mesmo do que você imagina. Assim como fazer colagem de palavras também pode trazer pensamentos mais claros e reflexão positiva. Além disso, ter uma caixa de memórias, com fotos, postais, ingressos antigos, cartas e coisas que você se sente bem em ter por perto é um conforto ao coração.

Aprenda algo novo

Todo mundo tem uma atividade que sempre quis fazer mais nunca começou. Pode ser esse o momento de iniciar uma nova habilidade. Pintar, moldar, construir mosaicos, aprender uma nova língua. Enfim, são ações que fazem muito bem ao cérebro e por consequência para o bem estar físico e emocional.

Crie seu ambiente visual de cura

Escolha uma imagem de arte que você ama, e coloque onde você pode vê-la. O que você ama
sobre isso? Compartilhe as suas impressões com alguém, ou salve em um computador. As cores
têm uma forte influência sobre nossos sentimentos. Tons suaves e tons pastéis – como azul, verde
e rosa – estimulam o relaxamento. Tons quentes e vivos – como laranja, amarelo e vermelho – são
energizantes. Concluindo, ainda existe o benefício das cores nas artes.


1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu