Arte Na Cidade

Artista Enivo em ação

por Aline Anzzelotti

Arte na cidade para qualquer um ver. Nosso grande artista e fundador Enivo, vem desenvolvendo um trabalho em empena de cair o queixo, encher os olhos e acalentar a alma.

Antes de qualquer coisa para quem não sabe. Empena são as paredes laterais de um edifício, sem aberturas (janelas ou portas), estas paredes estão preparadas a receber outro edifício encostado. Parede cega de um edifício que habitualmente é de encosto para outro edifício.

Existem outros tipos de empenas, mas que não vem ao caso já que estamos falando de uma intervenção artística específica na cidade de São Paulo. Mas para quem tem interesse, vale a pena pesquisar sobre o assunto, pois além dos vários tipos, existem grandes obras de arte feitas em empena ao longo da história.

NaLata Festival Internacional de Arte Urbana

Artistas participantes do movimento NaLata Festival Internacional

Tudo começa com esse movimento incrível que oferece a maior exposição de arte a céu aberto da cidade de São Paulo. As pinturas estão acontecendo nos meses de Julho e Agosto e estão seguindo a risca todas as normas de segurança impostas pela OMS. Proteção em primeiro lugar. As empenas estão sendo pintadas por artistas brasileiros incríveis e conta também com alguns internacionais. Assim, trazendo diversidade de perspectivas.

As pinturas acontecem em vários pontos estratégicos da cidade. Para quem quiser saber quais são eles, basta acessar o site do movimento aqui. Assim, para quem acompanha a história de São Paulo, sabe que houveram tempos mais coloridos.

Esse movimento é um respiro para o cidadão. Um alívio e uma paz em forma e cores para que ninguém se esqueça do que a vida é feita. E um dos artistas desse ano, é nosso orgulho Enivo. O artista, que tem uma carreira muito honrosa, longa e cheia de realizações, marca ali a ideia de um “Tempo Novo”

Enivo em escala

Inicio do projeto no Largo da Batata
Enivo

Falamos com o artista e ele contou como aconteceu essa intervenção. “Foi um convite recebido pelo movimento NaLata Festival Internacional, que tem a curadoria de Luan Cardoso, e o qual foi uma honra receber e aceitar. Empenas são projetos grandes, que demandam muita mão de obra mas que se glorifica com o trabalho final, para o artista e para o público transeunte da cidade.”

O desenho escolhido para estampar o prédio da rua Campo Alegre, n°60 no Largo da Batata, veio da produção atual do artista e de um ensaio fotográfico que o mesmo fez durante a quarentena. Assim, a arte é um auto retrato, acompanhado da pet da vida real, a gata “Branquinha”.

Como na vida, tudo que é bom precisa de um certo esforço, não foi diferente para a realização desse projeto. A princípio, o artista estava programado para outra localização, mas acabou mudando de lugar. É importante que a arte esteja representada em um lugar que tenha o máximo possível identificação com o estilo, e foi isso que fez a mudança acontecer.

Contudo, um dos fatores mais relevantes para realizar uma empena desse porte, é sem dúvida o clima da cidade. Chuva, vento, frio, sol. Tudo influencia a ação e pode atrasar ou desfavorecer a arte. Seja como for, nada foi suficiente para atrapalhar. Nem mesmo, o cansaço físico que acaba batendo depois de horas de trabalho. Lembramos aqui o tamanho da empena e vamos imaginar todo o trabalho físico envolvido.

Mensagem maior

Processo quase finalizado
Artista Enivo

Enfim, essa empena já é um dos sucessos do movimento NaLata Festival, que se adaptou para que tudo seja realizado e apreciado, mesmo em tempos de pandemia.

Para o artista Enivo, a mensagem que ele quis estampar em meio a cidade, é a de um “Tempo Novo”, conforme escrito na bandeira que faz parte da pintura. A vida vai retornar em algum ponto em sua total atividade, e esse retorno não será o mesmo de antes. Novos protocolos de conduta, nova visão, nova solidariedade e atitude para um futuro mais promissor.

Concluindo, que a vida nunca mais seja como era antes, que a consciência melhore e a qualidade de vida também. Nos cabe olhar para frente e pintar com todas as cores um futuro bom. Tão colorido quanto o nosso Guerreiro Maior do Arco-Íris. Visite essa obra a céu aberto e leve mais cor com você, por onde for.

A7MA

Navegue por nosso site, descubra nosso acervo através do Tour Virtual 360° pela galeria e fique por dentro das novidades nos seguindo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu