A7MA INDICA: FILMES SOBRE ARTE

A7MA por Aline Anzzelotti

Essa semana, indicamos 10 filmes sobre arte para você. Desejamos que todos possam ter bons momentos em casa. Pra quem não viu, só tem coisa boa, e para quem já viu, vale a pena ver de novo nessa quarentena que ainda está rolando e parece sem previsão de acabar. Confira o que a A7MA adora ver.

https://www.youtube.com/watch?v=CzFlsCLH1jo

Lixo Extraordinário

Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Então por lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.

O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Saída pela Loja de Presentes 2010 – Banksy

O documentário segue o imigrante francês Thierry Guetta, radicado em Los Angeles, que filmava o trabalho dos grafiteiros na rua, até conhecer o artista britânico Bansky. Então este, por sua vez, transformou Guetta, um excêntrico dono de loja de roupas usadas, no protagonista da história. Enfim, segundo o próprio Banksy: “It’s the story of how one man set out to film the un-filmable. And failed”. [É a história de como um homem saiu para filmar o infilmável. E falhou.]

Assista agora no NA-NUTFLIX:

Poucas Cinzas: Salvador Dalí

Sinopse e detalhes1922. Em Madrid, uma cidade dividida por um sentimento de revolução cultural e um lugar de repressão e instabilidade política dos tempos pré-Guerra Civil Espanhola, o jovem e excêntrico Salvador Dalí (Robert Pattinson), de 18 anos, entra na faculdade decidido a se tornar um grande artista. Logo depois, ele começa uma amizade com o poeta revolucionário Federico García Lorca (Javier Beltran) e o controverso Luis Buñel (Matthew McNulty), formando um trio que procura se divertir e encontrar sua liberdade artistica. Entretanto, quando Dali e Frederico começam a sentir uma forte atração um pelo outro, essa intima ligação entre os dois será desafiada pelas suas ambições, pela sociedade e pelo amor à Espanha.

Agonia e Êxtase (1965)

Charlton Heston interpreta o artista renascentista Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (6 de março de 1475 – 18 de fevereiro de 1564), que pinta com má vontade a Capela Sistina para o imperioso Papa Júlio II, nesta adaptação épica do romance de Irvine Stone.

Enquanto o romance cobre a vida de Michelangelo desde o nascimento até a morte, o filme sobre o artista foca na batalha entre o artista perfeccionista e o papa impaciente que comissiona (e eventualmente o comanda) para pintar a famosa capela.

MEIA NOITE EM PARIS – 2011

Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. Contudo, a vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Enfim, ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez, e dos pais dela, John e Helen. John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Mas, estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS – 2014

Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, George Stout, um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.

https://www.youtube.com/watch?v=VNlcsamBP8M

MOÇA DO BRINCO DE PÉROLA – 2004

A princípio, em pleno século XVII vive Griet, uma jovem camponesa holandesa. A princípio, devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um renomado pintor de sua época. Contudo, aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela “Girl with a Pearl Earring”.

https://www.youtube.com/watch?v=vSuY-TWAXwo

BASQUIAT – TRAÇOS DE UMA VIDA – 1996

Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado também tem um preço muito alto. Logo em seguida, as dificuldades de adaptação surgem.

Frida (2002)

Indicado ao Oscar em seis categorias, o filme conta a história de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México. Em primeiro lugar, uma conceituada e aclamada pintora, ela teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky. Em suma, o longa destaca alguns dos principais acontecimentos em sua vida, que lhe geraram inspiração para os tantos autorretratos que produziu.


Grandes olhos (2014)

Margaret Ulbrich é uma pintora insegura, mãe solteira, até descobrir o carismático Walter Keane e se casar. No início, ela cria obras populares de crianças com grandes olhos, mas Walter passa a assumir publicamente a autoria das obras, com a conivência da esposa. Posteriormente, dez anos mais tarde, ela decide processá-lo na justiça para retomar o direito de seus próprios quadros. Mas como todos teriam acreditado nessa farsa durante tanto tempo? Por que Margaret teria se deixado levar pelo esquema? Estas são algumas das questões levantadas pela história.

A7MA DESEJA UMA ÓTIMA SESSÃO PARA VOCÊS

Não esqueçam a pipoca! Divirtam-se

1 Comentário. Deixe novo

  • Orlani Natal Ribeiro
    25 de maio de 2020 16:28

    Quando jovem, assisti “Agonia e êxtase” dublado na T.V. Como posso revê-lo?
    No youtube só tem em inglês.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Menu